Tecnologia led na iluminação pública

Dicas para adaptar tecnologia led na iluminação pública

Uma vantagem é o consumo de energia baixo e a longa vida útil. Além disso, as lâmpadas led são muito mais robustas contra choques ou vibrações. Elas podem ser usadas ​​com flexibilidade e a luz atinge uma qualidade superior imediatamente, após ligar.

As lâmpadas e luminárias led também são ideais para serem operadas no modo flexível ao uso diário. Além disso, a poluição luminosa que afeta com negatividade o meio ambiente é menor com esta tecnologia.

Quais são as desvantagens da adaptação para led?

Como a luz será levada às ruas, calçadas e áreas públicas de uma maneira muito concentrada no futuro as zonas escuras podem aparecer mais em alguns lugares do que com a tecnologia convencional de radiação difusa.

Existem diferentes cores?

Os leds estão disponíveis em várias cores claras. É feita uma distinção aproximada entre:

  • Branco quente: Até 3500k;
  • Branco neutro: De 3500k a até 4500k;
  • Branco frio: Acima de 5000k.

Basicamente, quanto maior o valor Kelvin (k), mais é a porção azul do espectro de luz gerado na lâmpada.

Quanto menor o valor Kelvin maior a porção vermelha do espectro de luz gerado de modo que a luz parece mais quente.

A renderização de cores no geral é melhor em valores de Kelvin mais altos.

Geralmente, na área municipal, luzes brancas neutras são selecionadas para as estradas federal e estadual, cruzamentos movimentados e cruzamentos de zebra – porque a segurança no trânsito tem prioridade absoluta.

Quais tipos de luminárias são usados ​​na conversão de luzes leds nas iluminações públicas?

A maioria da iluminação pública é convertida com luzes técnicas.

Estas luminárias trazem a luz específica para a área em que ela deveria estar nas ruas ou calçadas e oferecem uma variedade de possíveis características de radiação que permitem à iluminação ser adaptada com precisão à respectiva situação de rua.

Elas também geram apenas uma quantidade pequena de luz dispersa e, assim, minimizam a poluição luminosa.

Cerca de 12% dos sistemas de iluminação recebem luzes cilíndricas modernas. As luzes do cilindro são usadas para criar a melhor situação de claridade possível em áreas com grandes distâncias entre os pontos focais.

Com grandes distâncias entre os pontos de luz e as baixas alturas do poste não é possível usar luminárias técnicas ou decorativas para gerar uma área de sobreposição dos cones de luz.

Em tais situações, a visibilidade do ponto de luz à distância é de enorme importância, tanto para a percepção subjetiva dos níveis de iluminação quanto para a orientação. Essa visibilidade clara de distâncias maiores não é dada em luzes técnicas devido ao design.

Como funciona o fluxo de luz?

O fluxo luminoso total das novas luzes led deve ser quase o mesmo que o antigo padrão e as necessidades do espaço público.