Fatos curiosos sobre a iluminação de led

Fatos curiosos sobre a iluminação de led

São muitos os fatos curiosos de iluminação de led que podem ampliar os seus conhecimentos sobre este assunto e ao mesmo tempo tornar você uma pessoa consumidora com mais eficiência. Acompanhe as curiosidades adiante sobre iluminação de led:

O que são watts?

É a unidade de energia que o acessório está usando. Isso não está relacionado à saída de luz em um led, mas representa uma medida da energia real consumida. Quanto mais altos os watts, mais elevados estão os custos de operação.

Pode perceber que as lâmpadas de led usam menos watts para iluminar com mais qualidade do que versões halógenas e fluorescentes.

Como se mede a eficácia das lâmpadas de led?

Eficácia é a medida da eficiência de um produto de iluminação, mensurável em lúmens por watt: A quantidade de lúmens emitida dividida pela quantia de watts utilizados.

Quanto maior a eficácia, mais eficiente é a luminária.

O escurecimento do led é controlado por uma fonte de alimentação eletrônica (driver). A eficiência do escurecimento representa função direta da qualidade do circuito eletrônico no driver.

Há produtos com características de escurecimento muito boas. Os modelos LED não falham ou queimam como as fontes de luz tradicionais, mas desaparecem lentamente com o tempo.

Quando o produto led atinge 78% do seu brilho original é considerado o fim da vida útil e esse período fica avaliado em horas. Alguns modelos podem chegar a 60 mil horas.

É preciso substituir as lâmpadas de led?

Um led não queima como uma lâmpada padrão; diodos individuais não precisam ser substituídos.

Em vez disso, os diodos produzem gradualmente níveis mais baixos de produção por um período muito longo. Se certo ponto de led falhar o produto não produzirá uma interrupção completa do equipamento.

Quais são os benefícios ambientais das lâmpadas de led?

As luminárias LED têm uma vantagem ambiental, pois não contêm mercúrio, duram mais e produzem menos desperdício, além de serem feitas de materiais totalmente recicláveis.

Além disso, o dissipador de calor de alumínio extrudado é fabricado com 77% de material reciclado pós-industrial.

Um único quilowatt-hora de eletricidade gerará 611 gramas de emissões de CO2. Supondo que a lâmpada média esteja acesa por 10 horas por dia, uma única lâmpada incandescente de 100 watts gera 230 kg de CO2 a cada ano.

O equivalente ao led de iluminação de comutação de 12W será responsável por apenas 26kg de CO2 no mesmo período.

Quais as principais vantagens da iluminação led?

Os leds trazem várias vantagens para a indústria de iluminação, incluindo alta eficiência e durabilidade e, com vida útil superior a outras fontes de luz, sua manutenção necessária se faz bastante reduzida.

Isso se traduz em economia de energia, manutenção e uma redução geral no custo de propriedade ao longo da vida útil do produto.

O que é driver?

Em relação ao LED, um driver é o módulo de fonte de alimentação que controla a corrente e a tensão fornecidas aos leds no circuito. Todo led deve ter sua tensão e corrente controladas pelo driver.