LED – Diodo Emissor de Luz – é um dispositivo semicondutor de estado sólido que converte energia elétrica diretamente em luz. Não há partes móveis, gás ou filamentos para aquecer.
Um semicondutor de led compreende duas regiões: Uma região carregada positivamente (região P) e a outra negativamente (região N).
Quando uma corrente é passada entre essas duas regiões os elétrons se movem para a região oposta. Esse movimento cria e libera energia. Essa energia é chamada fóton, visível ao olho humano, portanto, um diodo emissor de luz.
Led é eficiente?
Os LEDs são dispositivos eletrônicos e não são 100% eficientes, portanto, há desperdício de energia liberada como calor. Contudo, esta tecnologia funciona muito mais fria do que as fontes de luz convencionais (incandescentes e halógenas).
Um modelo led projetado para substituir uma lâmpada incandescente de 100W funcionará em torno de 80°C no ponto mais quente.
Leds podem falhar?
Os leds têm uma temperatura de design chamada Temperatura de Junção (TJ).
Se a temperatura estiver muito quente o led poderá mudar de cor e falhará prematuramente. Todos os produtos de qualidade são projetados para funcionar bem abaixo dos limites de TJ.
É possível usar isolamento?
Um dissipador de calor led tradicional não deve ser coberto com isolamento pois requer ar livre para funcionar. Se a função for comprometida o TJ também será comprometido.
Os produtos de iluminação led mais modernos usam dissipador de calor inteligente para permitir que a parte traseira do produto seja coberta com isolamento, portanto, não há comprometimento no desempenho e na longevidade da produção.
Algumas luminárias led foram projetadas desde o início para serem completamente embaladas com isolamento, produzidas com técnicas exclusivas de dissipação de calor para permitir isso sem comprometer o desempenho ou a longevidade dos produtos.
O que é lúmen?
Um lúmen é uma medida de quanta luz é emitida de qualquer acessório de iluminação.
Quanto mais lúmens, mais brilhante é a luz.
O lúmen é o fluxo de luz.
O que é ângulo de feixe?
O ângulo do feixe é medido em graus e mede a propagação da luz.
Um ângulo do feixe luminoso é determinado quando seu nível de luz cai para metade da intensidade no feixe central.
Como é medida a temperatura de cor da lâmpada led?
O calor da cor de luz é medido na escala Kelvin. Por exemplo, 2.600K é uma luz quente e aconchegante (a lâmpada incandescente de 100W produz 2.600K). Modelo 4.000K é uma luz branca azulada mais fria.
Os produtos 4.000K são comumente usados em aplicações comerciais.
O que é renderização em cores?
O CRI é uma classificação de 100 de quão bem a fonte de luz permite que seus olhos vejam a vibração das tonalidades em comparação à iluminação natural do dia.
CRI de uma luz só pode ser comparado a outra luz da mesma temperatura de cor. Um LED de boa qualidade deve estar produzindo no CRI de pelo menos 90.